sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CHORAMOS.....





Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.
William Shakespeare

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SABEDORIA DAS ÁGUAS

"Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna."



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Clínica FGO - 25ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 23 semanas após a concepção)

O BEBÊ

As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. A boca e os lábios tornam-se mais sensíveis. Os olhos respondem à luz, enquanto os ouvidos respondem aos sons originados fora do útero. Os "germes" dos dentes permanentes aparecem na parte mais posterior das gengivas. Os movimentos reflexos melhoram. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuam a crescer. Ele pesa em torno de 780 a 840 gramas e mede cerca de 30 cm da cabeça aos pés.

A MAMÃE

Agora seu útero tem o tamanho de uma bola de futebol oficial. O útero em crescimento pressiona suas costas e bacia e isso pode causar crises de dor na região lombar e nas pernas. Se você sente essas dores descanse, mude sua postura e aplique compressas quentes na região dolorosa.

Sinais de parto prematuro: Você conhece alguns sintomas e sinais de parto prematuro? Nunca ignore os seguintes:

Cólicas parecidas com as do período menstrual (constantes ou ocasionais)
Dores constantes no baixo ventre Pressão na região pélvica (como se o bebê estivesse empurrando para baixo)
Cólicas abdominais (com ou sem diarréia)
Aumento e alteração da consistência do corrimento vaginal (especialmente se ele se torna mucoso como o do período ovulatório)
Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais freqüentes (podem ser dolorosas)

Discuta com seu médico sobre o que fazer no caso de você sentir esses sintomas antes de 37 semanas de gravidez.

O PAPAI



Agora é um bom momento para antecipar sua agenda de trabalho para quando o bebê nascer. Veja as opções de trabalho que você tem para substituir as atuais e as leis que regem o seu futuro afastamento.



de 24 a 27 semanas


"Quando eu me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem; sensibilidade para o que ela é; respeito pelo que ela pode vir a ser".
(Louis Pasteur)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

AMOR E REVOLUÇÃO - RESUMO DA SEMANA




quinta-feira, 11 de agosto – os militares começam a subir a Serra do Caparaó para capturar os guerrilheiros. José está entre o grupo de militares. Nina continua desconfiada de que Telmo entregou aos militares a estratégia de guerrilha na Serra do Caparaó. Evasivo, Telmo a tranquiliza e promete protegê-la. Os militares chegam à Serra e trocam tiros com os guerrilheiros, que são capturados. Maria e Batistelli conseguem fugir pela mata. Batistelli não se sente bem por conta da febre. José e um grupo de militares entram na mata em busca deles. Aflita, Lúcia conta a Jandira que colocou a vida de Maria em risco, pois Paulo (Tavares) é um militar. Maria e Batistelli são cercados pelos militares na mata. Sem reconhecê-los, José grita para os dois largarem as armas. Maria brada que eles não vão se render. José reconhece a voz dela. Davi e Bartolomeu chegam à mata, dão cobertura a Batistelli e Maria e trocam tiros com os militares. Batistelli aponta arma contra José, mas Maria não o deixa atirar. Hércules é atingido. Nina pergunta a Telmo se ele é militar da repressão. Os dois passam de carro por militares e Telmo acena para eles. Intrigada, Nina pergunta por que os militares não os pararam. José vê Maria camuflada em arbusto. Os dois trocam olhares. José abre caminho para os guerrilheiros ao dizer para a tropa de militares seguir. Maria afirma a Batistelli que José os livrou dos militares. Miriam diz a Ana que quer dar logo um filho a José. Ana pede para Miriam ter paciência. Lobo Guerra e Feliciana se encontram. O general diz para Feliciana que Ana está desconfiada de que é ela a autora dos telefonemas anônimos e as ameaças. Inquisitivo, o general diz para Feliciana não tentar nada contra sua família. Lobo Guerra bate em Feliciana e a humilha ao dizer que só a quer como amante.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 94, sexta-feira, 12 de agosto – Nina pergunta a Telmo se ele é militar. Telmo revela a Nina que é tenente do Exército. Luís pergunta a Marta como vai o flerte entre ela e Marcela. Marta diz que Marcela gosta de outra pessoa. Marina revela a Thiago que está grávida. Ele pergunta se o filho é dele ou de Mário. Telmo pede um voto de confiança a Nina e garante que ninguém morrerá na Serra. Telmo diz que a ama. Thiago e Marina têm uma discussão. O jornalista diz a Marina que o bebê não pode crescer sem pai. Henrique procura Heloisa. Ele aponta uma arma contra a própria cabeça e ameaça se matar por causa dela. Henrique faz Heloisa ir para o quarto e manda ela tirar a roupa. Filinto pede Violeta em casamento e entrega aliança a ela. Provocadora, Violeta pergunta se ele quer ter Olivia de volta. Ela conta ao militar que foi ao orfanato visitar Alice e Lara. Ela promete se casar com Filinto, desde que ele leve as garotas para reencontrar a mãe. De carro, Davi resgata Maria, Batistelli e Bartolomeu na estrada. Filinto promete a Violeta levar Lara e Alice para ver a mãe. Militares perseguem os guerrilheiros na estrada. Bartolomeu atinge o carro dos militares com uma granada, mas a perseguição continua. Jandira chega ao sítio e vê Henrique apontando arma para Heloisa, que está seminua. A guerrilheira luta com Henrique para tirar a arma das mãos dele.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 95, segunda-feira, 15 de agosto – Aranha conta a Fritz que sua mulher o ameaçou a sumir com seu filho. Aflito, o delegado afirma que tem que encontrar uma maneira de se livrar de Vilminha. Bartolomeu, Maria, Batistelli e Davi continuam sendo perseguidos pelos militares. Heloisa e Jandira conseguem desarmar Henrique. Jandira acerta uma garrafa na cabeça de Henrique, que desmaia. João diz a Stela que tudo entre os dois está acabado. Batistelli atira no pneu do carro dos militares. Os guerrilheiros escapam. Aranha propõe acordo a Margarida e promete à mulher que não vai mais se encontrar com Vilminha. Margarida diz que não acredita mais em Aranha. Mário diz a Marina que sente que o filho que ela espera é dele. Thiago chega e questiona Marina. Marina afirma que o filho é de Thiago. Os guerrilheiros chegam ao sítio e reencontram Jandira e Heloisa. Heloisa e Bartolomeu se beijam. Jandira fica incomodada. Filinto e Violeta vão ao orfanato visitar Lara e Alice. Filinto diz que vai levar as meninas para ver a mãe. Odete é levada para o galpão de tortura. Fritz diz que ela receberá a visita das filhas. Marcela provoca Marta ao dizer que a garota tem medo de uma mulher mais velha e experiente como ela. O detetive informa Beto que não encontrou Miguel, seu filho, na fazenda. Coronel Santos comunica a morte de Hércules a Tavares e Borges. Os militares falam que foi por negligência de José na guerrilha. José conta a Ana que viu Maria na Serra do Caparaó. Odete reencontra as filhas. Manipulador, Filinto diz para Odete confirmar a Lara e Alice que não é a mãe delas.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 96, terça-feira, 16 de agosto – Filinto diz a Odete que descobriu que ela comprou as meninas. Filinto diz que se Odete confessar ganha a liberdade e as meninas poderão ser adotadas legalmente. Odete entra em desespero. Lobo Guerra reúne os militares, que conversam sobre a ação na guerrilha. Bartolomeu volta a seduzir Jandira, que diz ao garoto que com a chegada de Batistelli a vida voltou ao normal. Filinto tira Lara e Alice dos braços de Odete, que fica em pânico. À parte, Violeta promete tirar Odete da prisão, e tenta tranquilizá-la ao dizer que vai cuidar das meninas. Marina pergunta a Marcela como vai o namoro dela com Marta. Marina revela a Marcela que está grávida. Maria afirma a Batistelli que José está do lado deles. Batistelli diz que a distância entre eles tende a aumentar cada vez mais. José procura Lúcia para dizer que precisa encontrar Maria. Ele diz que ajudou a guerrilheira a fugir na Serra do Caparaó. Lúcia diz a José que ele coloca a vida de Maria em risco, e que o relacionamento entre eles não tem como dar certo. José diz a Lúcia que estava no lugar certo e na hora certa para salvar a vida de Maria. João diz a Ivone que a história entre eles não tem futuro. Ao ver Stela se aproximar, Ivone abraça João. Feliciana pede ajuda a Dr. Ruy para conseguir veneno fulminante, pois ela deseja dar um fim em Ana. Maria telefona para o pai e o tranquiliza ao dizer que está bem. Bartolomeu diz a Jandira que não consegue esquecer a noite que passou com ela. Batistelli ouve a conversa e exige explicações.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 97, quarta-feira, 17 de agosto – José diz a Lúcia que vai desistir do casamento com Miriam para ficar com Maria. Maria telefona para a casa da mãe e fala com José. Os dois marcam encontro. Batistelli pergunta a Jandira se ela dormiu com Bartolomeu. Jandira diz que o que aconteceu não teve a menor importância para ela. Dr. Ruy entrega veneno a Feliciana. À mesa com Stela e João, Ivone tem acesso de ciúmes e faz escândalo no restaurante. Ivone vai embora e João e Stela trocam beijos. Paulo Iraquitam os flagra. Lara e Alice falam que Violeta é muito parecida com Olivia. Violeta promete resgatar a mãe das garotas da prisão. Lara e Alice falam a Violeta que têm a certeza de que ela é Olivia. No galpão de torturas, Filinto promete libertar Odete desde que ela diga que Lara e Alice não são suas filhas. Odete o enfrenta e diz que prefere morrer a mentir para as filhas. Paulo Iraquitam chama Stela de safada. João e Paulo Iraquitam partem para a briga. Coronel Santos vai ao Dops conversar com Jeová. O coronel pede perdão ao filho, pois não devia ter agido como agiu. Santos diz que tem muito orgulho de Jeová e que o amor é mais forte que o preconceito. O grupo de paramilitares planeja estratégia para capturar Batistelli, Telmo e Nina. Marília pressiona padre Inácio a respeito do casamento. Ela diz que sua barriga está crescendo e não quer ficar conhecida como “ a mulher do padre”. José está de saída e Miriam chega. Ela diz que quer passar a noite ao lado do noivo. José diz que tem um compromisso. Ele pergunta se ele vai fazer uma desfeita com ela.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 98, quinta-feira, 18 de agosto – Batistelli pergunta a Jandira o que está acontecendo entre ela e Bartolomeu. A guerrilheira diz que ama Batistelli. José fala para Miriam que marcou um futebol com os amigos. Miriam o acusa de estar inventando uma desculpa para se encontrar com Maria. Marília e padre Inácio têm uma discussão. O padre diz que entre os dois existe um abismo. Violeta promete a Alice e Lara que vai tirar Odete da prisão. Violeta revela às meninas que odeia Filinto, pois está ao lado dele somente para ajudá-las. No galpão de torturas, Fritz atormenta Odete e ameaça matá-la. Miriam telefona para Aranha e conta que José vai se encontrar com Maria Paixão no parque. José e Maria se reencontram. O casal troca beijos apaixonados. José conta a Maria que a viu na Serra do Caparaó e mandou a tropa de militares seguir para outro lado. Maria pergunta a José se o amor que eles sentem um pelo outro tem alguma chance. José diz que está disposto a assumir o amor que sente por ela. Lara e Alice perguntam a Violeta se ela tem notícia do pai delas. Violeta pede para as garotas não chamarem mais ela de Olivia. Jandira e Batistelli fazem as pazes e trocam beijos. Thiago vai à casa de Lúcia e diz que os dois precisam ter uma conversa séria. Maria diz a José que não pode deixar seu sonho. Ela pede para José abandonar o Exército. José fala em levar Maria para “um lugar mais reservado”. Coronel Santos diz a Jeová que já encontrou um médico para cuidar dele, pois o caso dele tem cura. Jeová tenta convencer o pai de que a homossexualidade faz parte da natureza dele. O coronel diz ao filho que não entende como um homem pode ser feliz sem uma mulher e sem uma família.

Em Amor e Revolução, novela do SBT, resumo do capítulo 99, sexta-feira, 19 de agosto – Nina diz a Telmo que vai voltar para o seu grupo de ação. Miriam comenta com Ana que José deve estar nos braços de Maria. Ela fala que não aceita dividir José com ninguém. Ana aconselha Miriam a deixar o ciúmes doentio de lado. Maria e José vão para um hotel. Os dois têm uma noite de amor. Aranha e Vilminha se encontram. Às escondidas, um atirador acerta Vilminha. Aranha troca tiros com o atirador, que escapa. Vilminha leva dois tiros e cai morta. Marcela acaricia a barriga de Marina, que a convida para ser a madrinha do bebê. Marcela se emociona. Lúcia confessa a Thiago que se sente culpada por não ter acreditado nele em relação a Tavares. Thiago revela a Lúcia que Marina está grávida, e ele é o pai do bebê. Lúcia fica inconformada. Thiago diz que vai ter que se casar com Marina, pois o bebê não pode crescer sem o pai. Lúcia pede para Thiago sair de sua casa e entra em prantos. Violeta vai ao sítio encontrar os guerrilheiros. No quarto do hotel, Maria diz a José que tem que ir embora. José não deixa e a cobre de beijos. Batistelli revela a Jandira que tem planos para “expropriar” um trem pagador. Jandira diz que tem receio da ação, pois pensa em Ernesto. Aranha conta a Fritz que Vilminha foi assassinada. O delegado desconfia que Margarida mandou matar a prostituta. Ameaçador, Aranha encara Fritz e promete encontrar o desgraçado.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MEIA NOITE EM PARIS - por Brigitte Abdalla

HOJE A MAMÃE, O VOVÔ E A VOVÓ LEVARAM A BRIGITTE PARA UM CLÁSSICO;
"MAMÃE QUER QUE DESDE PEQUENA EU RECEBA UMA BOA EDUCAÇÃO CINEMATOGRÁFICA, AFINAL EU TENHO UM NOME GLAMOUROSO, DE PESO, A ZELAR E NÃO POSSO CRESCER DESINFORMADA, TUDO ISSO PARA DIZER QUE WOODY ALLEN É SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL, MESMO COM APENAS 6 MESES NA BARRIGA DA MINHA MÃE JÁ POSSO DIZER QUE VOU NASCER EM MUNDO MELHOR, JÁ QUE NELE PODEREI ASSISTIR FILMES DO WOODY!!! UFA CHEGA DE BABAÇÃO,VAMOS POSTAR ABAIXO UM RESUMO DO FILME."

Sinopse
Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Clínica FGO - 24ª Semana: gravidez passo a passo - 6 MESES

(cerca de 22 semanas após a concepção)

O BEBÊ

O feto ainda é magro e não possui muito tecido gorduroso. O bebê deve ganhar cerca de 80 gramas esta semana enquanto o corpo começa a se tornar mais rechonchudo. Esse ganho de peso é traduzido por músculos, ossos e crescimento dos órgãos e tecidos. As ondas cerebrais fetais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. O peso deve chegar a 660 - 700 gra

mas no final dessa semana. Ele deve medir cerca de 28-29 cm da cabeça aos pés.

Múltiplos: A semana 24 é considerada o ponto de viabilidade fetal, e isto significa que se eles nascessem agora, haveria uma chance de sobrevivência. No entanto, eles teriam que ficar sob cuidados intensivos durante vários meses.

A MAMÃE

Entre as semanas 24 e 28 seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. Seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical.

Múltiplos: Vigie seu corrimento vaginal e relate ao seu médico quaisquer alterações. Parto prematuro pode começar por uma simples infecção vaginal. Seu médico pode querer checar o colo do útero brevemente para saber se ele está dilatando, desde que você apresente sintomas de parto prematuro. Isso deve ser feito de modo cuidadoso através do toque vaginal ou, de preferência por ultra-som transvaginal.

O PAPAI

Tire muitas fotos da mamãe. Mesmo que ela não goste disso agora, irá curtir mais tarde, quando ficar com saudades daquela "barriguinha". Peça para ela fazer uma pose tipo Demi Moore em Vanity Fair!
de 24 a 27 semanas

"Agora minha barriga é tão nobre quanto meu coração".
(Gabriela Mistral)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AMOR E REVOLUÇÃO - RESUMO DA SEMANA




SEGUNDA-FEIRA (1 de agosto)

Luís fica enciumado ao ver Marta e Marcela conversando. Ele confessa a Marta que é difícil vê-la se abrindo para outro pessoa. Marília diz a padre Inácio que quer dizer a todos que o filho que ela espera é dele. Marília revela ao padre que sonha em se casar com ele na igreja. Padre Inácio afirma a Marília que não vai se casar com ela. Miriam fala a Maria que José não sabe que ela está grávida. Maria diz a Miriam que José a ama. Ela conta a Miriam que escreveu várias cartas a José, mas ele não recebeu nenhuma. Arrogante, Miriam diz para Maria continuar com seus projetos de revolução e esquecer José. João pergunta a Stela se ela fez teste de sofá para atuar na novela. Marina pergunta a Thiago se ele está ofendido porque Lúcia está namorando.

Marina pede um tempo a Thiago. Vadão segue Ana Guerra e a observa. Batistelli diz a Jandira que considera o artigo que ela escreveu muito radical. Os dois discutem sobre o papel do homem e da mulher na sociedade. Vadão aponta a arma para Ana e diz que quer as joias dela. Os dois caminham até a casa de Ana. Depois da discussão, Stela dá adeus a João. Ana chega em sua casa com Vadão, que pergunta onde estão guardadas as joias. Por telefone, Feliciana e Lobo Guerra combinam encontro. Manipuladora, Feliciana não quer que o general volte para casa. Vadão amarra Ana a uma cadeira. Ao chegar em casa, José percebe que a mãe está sendo assaltada. José ouve o bandido falar a Ana que recebeu ordens para matá-la.

José troca tiros com Vadão, que o acerta no braço. Filinto conta a Violeta que Olivia morreu depois de sofrer assalto. O militar diz que Olivia estava a caminho de uma clínica psiquiátrica, foi assaltada, levou tiros e ficou em coma. Filinto convida Violeta para ir a um lugar “mais reservado”. Delegado Aranha diz a Fritz que está esperando o resultado grafológico da carta para descobrir quem a enviou à sua mulher. O delegado diz que já tem um suspeito. Fritz fica nervoso. Aranha promete descobrir quem escreveu a carta.


TERÇA-FEIRA (2 de agosto)

Beto Grande recebe telefonema de detetive que o informa sobre o possível paradeiro de Miguel, seu filho. Maria vai à casa da mãe. Lúcia afirma a Maria que Thiago lhe disse que o rapaz que ela está saindo é um agente infiltrado. Enfermeiro faz curativo no braço de José. Dr. Ruy diz que José tem que ir para o hospital, pois o ferimento pode infeccionar. Durante o encontro, Lobo Guerra conta a Feliciana que Ana sofreu uma tentativa de assalto e José, ao tentar salvar a mãe, levou um tiro no braço. Por não ter seu amor correspondido por Heloisa, Henrique está prestes a se atirar do alto de um prédio. Maria revela a Lúcia que está pensando em deixar a luta armada para fugir com José. A guerrilheira conta à mãe que Miriam lhe disse que está grávida de José. Henrique está prestes a se atirar, Heloisa chega e o faz desistir.

Edith vai de minissaia à faculdade e causa furor. Jandira e Batistelli conversam sobre a possibilidade de Maria desistir da luta armada. Maria vai ao encontro que marcou com José, mas ele está internado por conta do tiro que levou. Miriam vai ao encontro no lugar de José. No hospital, José está desesperado para ir ao encontro com Maria. Dr. Ruy não permite que José saia da cama do hospital. Jandira e Batistelli estão preocupados com o sumiço de Maria. Na faculdade, Henrique fala a Heloisa que sente o desejo de voltar para o movimento. Marcela elogia o artigo de Marta. A advogada convida Marta para tomar um vinho em sua casa. Miriam e Maria discutem. Miriam acusa Maria de estar destruindo uma família. Maria fica reflexiva, mas continua esperando por José. Mesmo debilitado, José deixa o hospital às escondidas para ir ao encontro de Maria. Ao chegar no parque, José vê Maria indo embora de táxi. Feliciana briga com Vadão e diz que ele não podia ter deixado Ana escapar.

Ana conta a Lobo Guerra que tem recebido ligações anônimas com frequência. Ana revela ao general que o bandido lhe disse que tinha ordens para matá-la. Ela pergunta a Lobo Guerra se a tentativa de assalto tem a ver com a demissão de Feliciana. Miriam encontra José no parque e diz que Maria decidiu ir para a guerrilha. Ela revela a José que está grávida dele. Thiago comunica Marina que vai sair da casa dela.

QUARTA-FEIRA (3 de agosto)

Filinto vai ao orfanato visitar Lara e Alice. Marina pede para Thiago tirar as coisas dele de sua casa o mais rápido possível. Marina chama Marcela até sua sala. Ela conta à amiga que Thiago rompeu com ela. Marcela trata Marina com indiferença. Delegado Aranha acusa Fritz de guardar algum segredo. Aranha confessa a Fritz que está com problemas com a esposa e está apaixonado por Vilminha. Filinto diz a Violeta que foi ver as meninas que quer adotar. José é novamente internado e delira de febre. Dr. Ruy seda José. Nervosa, Maria faz as malas para partir à guerrilha. Lúcia tenta acalmar a filha e diz que ela está se precipitando. Ana conta a Filinto que tentaram assassiná-la. Ela diz ao filho que desconfia que Feliciana esteja envolvida. Heloisa vai ao hospital e diz a Dr. Ruy que vai viajar.

O médico diz que ouviu conversa da filha ao telefone e afirma que ela vai para a guerrilha. Dr. Ruy pede para os enfermeiros sedarem a própria filha. Os guerrilheiros estão prontos para a guerrilha, mas falta Telmo, que está sendo interrogado pelos militares. Ele diz a Lobo Guerra, Filinto e Aranha que está prestes a descobrir o local da guerrilha. Lúcia pergunta a Tavares se ele é militar. Ele confirma, mas diz que não tem nada a ver com o golpe. Ingênua, Lúcia revela a Tavares que sua filha está apaixonada por José Guerra. João flagra Stela e Paulo Iraquitam, o diretor de televisão, aos beijos.

Telmo chega ao aparelho onde estão os guerrilheiros. Batistelli se despede de Jandira. Heloisa não aparece no aparelho. Preocupado, Bartolomeu diz que não seguirá com os companheiros para descobrir o que aconteceu com Heloisa. Batistelli se despede do filho, o Ernesto, que está queimando em febre. Na cantina, João está desolado. Beto o apresenta a Luís e Ivone. João e Ivone ficam bêbados. Luís vai embora da cantina. Para afetar Stela, João beija Ivone. Jandira está desesperada com a febre de Ernesto. Bartolomeu chega com remédios e a guerrilheira fica extremamente agradecida.


QUINTA-FEIRA (4 de agosto)

Os guerrilheiros chegam à Serra do Caparaó. Batistelli diz que conta com os companheiros para lutar contra a ditadura cruel. José acorda e fala o nome de Maria. Miriam diz que Maria foi embora para a guerrilha. Ela diz que pensou em adiar o casamento por conta do tiro que José levou no braço, mas conta que já entregou os convites. Duarte e Jeová chegam ao teatro e dão de cara com Fritz. Irônico, o policial diz a Duarte que foi matar a saudade. Fritz pergunta a Jeová o que ele está fazendo no teatro. Batistelli fica preocupado com o fato de Bartolomeu não chegar à Serra do Caparaó.

No sítio, Bartolomeu tenta seduzir Jandira e diz que a ama. Os dois começam a se beijar e fazem amor. Miriam pede para José demonstrar um pouco de felicidade por conta do casamento. Ela volta a dizer que está grávida. Ele pergunta se ela tem certeza. Maria e Diego se reencontram na Serra do Caparaó. Diego diz que viajou à Serra do Caparaó somente para revê-la. Batistelli conta a Davi que está preocupado, pois Jandira e Bartolomeu podem estar juntos. Henrique vai ao hospital procurar Heloisa e diz a Dr. Ruy que está noivo dela. O médico ameaça chamar os policiais do Dops para prender Henrique. Fritz manda Duarte e Beto tirarem a peça sobre Tiradentes de cartaz. Jeová enfrenta Fritz e pergunta qual o interesse dele no grupo de teatro. Em tom ameaçador, Fritz diz para Jeová se cuidar.

Na Serra do Caparaó, Telmo planeja deixar bilhete na delegacia para informar os militares a respeito da guerrilha. José pergunta a Miriam se não existe a possibilidade do exame de gravidez estar errado. Feliciana cobra de Vadão o assassinato de Ana. Ele diz que Ana tem andado com seguranças. Padre Bento pergunta a padre Inácio o que ele vai fazer quando a barriga de Marília começar a crescer. Batistelli escreve carta a Jandira. Ele diz que a ama. No sítio, Bartolomeu e Jandira estão fazendo amor. Na frente de Miriam, José conta a Ana que vai ser pai. Miriam se sente desconfortável. Aranha pergunta a Fritz se ele está escondendo alguma coisa. Aranha revela a Fritz que descobriu quem escreveu a carta para a sua mulher.

SEXTA-FEIRA (5 de agosto)

Delegado Aranha conta a Fritz que foi Romualdo. Os dois cercam o rapaz na rua. Jandira diz a Bartolomeu que teve uma noite linda, mas que vai ficar apenas na lembrança. Sedutor, Bartolomeu diz à guerrilheira que ela não quer admitir que sentiu algo por ele. Nina fala a Batistelli que o dinheiro que eles esperavam não vai chegar. Lobo Guerra questiona Coronel Santos sobre o paradeiro de Telmo. Violeta diz a Filinto que está decidida a conhecer Lara e Alice. Maria revela a Diego que José vai se casar com outra mulher, que está grávida. Ela diz que nunca mais conseguirá se apaixonar.

Detetive contratado por Beto Grande o informa sobre a possibilidade de Miguel estar vivendo em uma comunidade alternativa em Minas Gerais. Marta pergunta a Marcela se ela ama Marina e diz que não pretende começar um relacionamento com alguém que está envolvida com outra pessoa. Davi conta a Batistelli que Bartolomeu não chegou. O guerrilheiro diz que Bartolomeu ficou em São Paulo para seduzir Jandira. Na Serra do Caparaó, Batistelli diz a Nina que Bartolomeu sempre teve “uma queda” por Jandira. Thiago avisa Marina que tirou suas coisas da casa dela.

Os dois têm uma discussão sobre o fim do relacionamento. Nina pergunta a Telmo onde ele estava na noite anterior. Ele inventa a desculpa de que estava com dor de barriga. Nina diz que chegou a pensar que ele fosse um agente infiltrado. Jandira afirma a Bartolomeu que não vai acontecer mais nada entre eles. Bartolomeu diz a Jandira que ela sente alguma coisa por ele.