sexta-feira, 24 de junho de 2011

Clínica FGO - 18ª Semana: gravidez passo a passo


(cerca de 16 semanas após a concepção)

O BEBÊ


Seu bebê está perto das 260 gramas (um "Hamburgão") e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face). O mecônio (as excretas do bebê) começa a se acumular nos intestinos em movimento. Se ele é um menino, a próstata está começando a se desenvolver. O bebê apresenta "soluços", para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração); portanto, não se preocupe com esses movimentos súbitos e repetitivos.

A MAMÃE

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo. Seu útero está logo abaixo da cicatriz umbilical agora. No final desta semana você completa o quarto mês de gestação.

O PAPAI
Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.
de 16 a 19 semanas

"Você sabia porque o mar é tão grande! Porque ele teve a humildade de se colocar abaixo de todos os rios"
(anônimo)

[Todas as Semanas]

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clínica FGO - 17ª Semana: gravidez passo a passo






(cerca de 15 semanas após a concepção)


O BEBÊ

Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.

A FUTURA MAMÃE

Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.

O FUTURO PAPAI

Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe..

de 16 a 19 semanas


""Tudo que você faz por uma criança, ela fará para a sociedade"
(Karl Menninger).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

4º MÊS

Sintomas, sinais e sensações
Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.
Físicos:
Cansaço;
Diminuição da frequência da vontade de urinar;
Diminuição ou desaparecimento da náusea, vômitos e salivação excessiva;
Prisão de ventre;
Âzia e dificuldade de digestão;
O seio continua a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto provocada pelo inchaço desaparecem ou diminuem;
Possíveis dores de cabeça;
Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;
Aumento do apetite;
Aumento da umidade vaginal;
Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;
Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebê.
Emotivos:
Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar;
Apreensão, medo, alegria, excitação;
Uma certa sensação de "estar fora de sintonia", podendo às vezes fazer você se sentir atrapalhada, esquecendo das coisas, ou simplesmente sem a menor concentração no que está fazendo.
Como seu Bebê Cresce dentro de Você
Seu bebê faz xixi pela primeira vez:
A partir da 14a. semana todos os orgãos internos do feto estão com suas estruturas principais já formadas. O figado começa a produzir o primeiro suco gástrico, e os rins iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de líquido amniótico.

Começam a crescer os primeiros cabelos:
Entre a 15a. e a 16a. semana, os delineamentos do rosto do bebê se definem melhor, com a formação da boca. A pele que vai se formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelinhos começam a aparecer. Como o bebê engole muito líquido amniótico, às vezes ele pode ter soluços. E também poderá ser flagrado chupando o polegar.
Produz 100 células nervosas por segundo:
Neste período, a produção de células nervosas inicia a se acelerar, e as estruturas muscular e óssea prosseguem em seu desenvolvimento, fazendo com que ele comece a se movimentar mais dentro do utero materno.
Qual é o aspecto do bebê:
Ao final do 4° mês, o bebê em média mede uns 10 a 12 centímetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 200 a 220 gramas, mas ainda não será possível se detectar no ultrasson qual o sexo do bebê.
Qual é o aspecto da mamãe:
Ao final do quarto mês, você já poderá mostrar orgulhosa a sua pequena barriguinha, e para algumas gestantes é a fase em que elas conseguem sentir pela primeira vez o bebê se mexendo. Mas nem sempre isso acontece, por isso fique tranquila se ainda você não sentir nada... logo logo você vai sentir!!!
Algumas Possíveis Preocupações
Dores nas Costas:
Poucas são as gestantes que não se queixam de dor nas costas. Normalmente localizada na região lombar, essas dores normalmente são consequência de uma maior mobilidade nas articulações da bacia e da coluna, devido ao seu corpo estar se ajustando às alterações hormonais da gravidez. Une-se a isto o fato que seu abdomen em crescimento provoca uma inclinação de seus ombros para trás, tentando compensar o desequilíbrio. Para tentar combater este desconforto, siga algumas dicas: tente manter uma postura mais reta; tente não aumentar muito de peso; evite saltos muito altos; evite levantar pesos; não fique em pé por períodos muito prolongados, tentando alternar um pouco de repouso sentada com os pés apoiados num banquinho; faça caminhadas lembrando de manter a postura correta, pois isso fortalecerá sua musculatura lombar; procure dormir em colchões rígidos. Se, por acaso, a dor nas costas for muito intensa, procure seu obstetra e converse a respeito com ele.
Câimbras:
Geralmente, se manifestam à noite, principalmente nos pés, na panturrilha (barriga da perna) e nas coxas. São espasmos musculares e que causam uma certa dor, e são provocados por uma carência de cálcio, potássio e outros sais minerais. E também, muitas vezes podem ser provocadas por um maior sedentarismo da gestante, ou ao contrário, por muito tempo em pé. Será sempre seu obstetra a pessoa mais indicada para falar a respeito e indicar algo que lhe ajude, caso sejam dores muito fortes. Na maioria das vezes, as câimbras podem ser aliviadas na fase de dor mais aguda se você flexionar o pé ou tornozelo, ou esticar a perna no caso de ser nas coxas. O uso de meias elásticas durante o dia pode ajudar a evitar as câimbras, como também o alternar de períodos em pé e em repouso, e a pratica de caminhadas.


Perdas Vaginais:
Você poderá notar neste período, perdas vaginais líquidas e de aspecto leitoso, e que são normais durante toda a gravidez. Portanto não são motivo de preocupação. Mas fique atenta para qualquer alteração que possa ocorrer em seu aspecto, como cor (amarelada ou esverdeada), odor desagradável, coceira ou queimação. Neste caso, não hesite em procurar seu ginecologista, que lhe indicará a terapia a ser seguida.
Linha Nigra e Outras Alterações na Pele:
Sua pele irá sofrer alterações com o decorrer da gravidez, que são normais e tendem a desaparecer após alguns meses do parto. A mais característica é a "linha nigra" que é uma linha escura que vai do estomago à região pubiana. Ocorre também a formação de manchas escuras no rosto, e elas também desaparecerão após o parto. A única coisa que você deve evitar é expor-se ao sol, ou pelo menos faça-o usando um protetor solar com um alto fator de proteção, para evitar que essas manchas escureçam ainda mais

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BRIGITTE MONTFORD

Brigitte Montfort, codinome Baby, foi criada por Antonio Vera Ramirez, que assinava com o pseudônimo de Lou Carrigan. Foi um tremendo sucesso editorial no Brasil, nos anos 70 e 80, na forma de livros de bolso (10cm x 15 cm). O título pertence à Editora Monterrey, do Rio, que procura manter viva a lenda, porém com dificuldades.

O arquiteto e professor Paulo Rolando de Lima, que viu a foto de Brigitte na coluna, na semana passada, contou que conheceu a morena de olhos azuis quando morava na Casa do Estudante Universitário. "Naquela época de estudante passei um tempo interessado na cultura trash, contracultura etc. Lia muito os livrinhos de bolso (só de espionagem e mistério), assistia pornochanchada, faroeste italiano e filmes de kung-fu, ao mesmo tempo em que curtia os quadrinhos de R. Crumb, Fortuna, Henfil, era vidrado em Godard, Pasolini e Glauber. Tudo isso ao som dos baianos, Gonzagão e Lupicínio Rodrigues, entre uma passadinha do bar do Leleco e visitas ao ensaios da Não Agite."

Além de Rolando, acertaram o nome de "Baby" os leitores Heron Pedroso, Joaquim Aparecido de Souza, Manoel Pedro Pinto Cardoso, Noeli Erthal da Silva, Adriana Delgado, Fabrício Rocha e Misael Ribeiro. Cada um deles vai receber pelo correio, no início de janeiro, um vale-livro, para ser usado em uma livraria de Curitiba.

Misael Ribeiro lembrou que Brigitte, que carregava presa à coxa uma pistola de cabo de madrepérola, era filha de outra personagem de romance, Giselle, "a espiã nua que abalou Paris".

De acordo com o site da editora Monterrey (www.monterrey.com.br), as aventuras de Giselle Montfort foram publicadas pela primeira vez no Brasil em 1948, como folhetim no "Diário da Noite", do Rio. Nas duas décadas seguintes a história saiu em livro, em diferentes edições, e vendeu tanto que abriu espaço para a nova série, a ZZ7,com a filha de Giselle, Brigitte Montfort; uma coleção de 500 exemplares de bolso, que ainda teve uma reedição. Com tiragens tão gigantescas, é surpreendente que não haja maiores comentários a respeito, como se esse fenômeno cultural de massa tivesse virado um segredo e até os leitores se mantivessem na clandestinidade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

MEU BEBÊ

Enquanto espero sonho alimento,
É fascínio, é encanto que eu vivo...
O olhar por sobre a pele imagino
O bebê que tanto espero o meu mimo...
Ando leve pela relva vou sentindo,
O pulsar do coração o seu carinho...
É a brisa que balança linda flor,
É o brilho dos teus olhos que ilumino...
Meu pequeno amor vai surgindo,
Sonho dos meus sonhos o mais lindo...
Meu bebê a minha vida vem florindo.
Movimento do meu ventre mais querido...
Espero-te assim sonhando
Conversando com você assim baixinho
No silêncio nino, canto
Bem suave bem baixinho
Esperando por você
Sonho mais lindo...
Que se lembre com amor
Meu amor o mais sentido
Nesta vida como a flor...
Com amor se faz sentido...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Clínica FGO - 16ª Semana: gravidez passo a passo



(cerca de 14 semanas após a concepção)

O BEBÊ

Se você nunca sentiu os movimentos do bebê, é possível que já possa percebê-los, pois os seus ossos estão cada vez mais enrijecidos. Agora as pernas são maiores que os braços e ele move os membros com muita frequência. Há ainda muito espaço para se mover dentro do útero. As unhas dos dedos também estão crescendo. Há o aparecimento do couro cabeludo. Os genitais externos podem ser visualizados pelo exame de ultra-som. Há mielinização dos nervos e o músculo cardíaco está bem desenvolvido. Os rins apresentam aspecto lobulado. Já é possível perceber mecônio nos intestinos.


Múltiplos: Cada feto mede cerca de 16 cm e pesa em torno de 140 a 160 gramas!

A MAMÃE

Você está apresentando congestão ou sangramento nasal? Como dito anteriormente, seu volume sanguíneo está aumentando. Isso afeta os níveis estrogênicos que por sua vez incham a mucosa nasal. Esse volume sanguíneo aumentado faz com que seu coração bata mais forte e mais rápido para manter a oxigenação fetal. Isso não é um problema de coração. Seus ligamentos continuam a relaxar, e você pode sentir um certo dolorimento no baixo ventre. Se você está planejando fazer amniocentese, ela deve ser marcada entre 16 - 18 semanas.

Múltiplos: A sensibilidade mamária e as náuseas já estão cedendo. Sua cintura definitivamente passou a ser coisa do passado e seus pés podem estar um pouco inchados ao final do dia.

O PAPAI

Você tem seguro de vida ou fez o seu testamento? Isto pode soar mórbido nesse momento, mas é um momento perfeito para conseguir ambos. Se alguma coisa acontece a um dos pais, o outro não terá que se preocupar com o pagamento de túmulos, escola, etc.
de 16 a 19 semanas

"Um bebe chutando o ventre materno acorda subitamente a mãe que ainda não sentiu a vida no seu próprio interior".
(anônimo)



http://www.clinicafgo.com.br/semana16.html

quarta-feira, 8 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

MEU BEBÊ

ANA
Orlando Morais


Vem meu neném, meu bem
Vem comigo e tens
Amor
Trilha nos seus passos, brilha
Nos meus braços, filha
Vem meu beija-flor

Diga tudo o que quiser
Vem de onde vier
Amor
Vem, a mamãe te espera (Vem,
o papai te espera)
Doce luz que gera
Luz no corredor

Juro que a Cleo pediu
Que Antônia exigiu
Calor
Minha rua iluminada
Única estrada
Cor da minha cor

Quero você explodindo,
Sorrindo, beijando as estrelas
Eterna fonte de luz
Água doce escorrendo, docinha
Que eu tenha a força, razão e calor
Pra merecê-la

Pois o seu nome
O seu nome, o seu nome, o seu nome
É Aninha.

Ana, Ana, Ana, Ana...


Leia mais em: http://www.clickgratis.com.br/letras-de-musicas/orlando-morais/ana.html#ixzz1ObXJndM3