(cerca de 18 semanas após a concepção)
A MAMÃE
Estamos na metade do caminho da gestação e o bebê dorme e acorda como um recém-nascido. Os cabelos do couro cabeludo começam a se formar. A presença dos pelos temporários, denominados de "lanugo", aparecem na cabeça. O lanugo cai na segunda semana após o nascimento, permitindo o crescimento dos finos pelos do couro cabeludo. As sobrancelhas começam a se formar. O vérnix (que consiste de pele morta, células do lanugo e óleo das glândulas sebáceas) está agora completamente formado e visível, cobrindo a pele.
Múltiplos: Seus gêmeos medem cerca de 22 cm de comprimento e pesam cerca de 350 gramas, com se fossem únicos.
O BEBÊ
O útero está no nível da cicatriz umbilical. Você pode estar com a região do umbigo muito sensível porque o útero a está pressionando. Forma-se uma linha escura ("linha nigra") entre os pelos pubianos e a cicatriz umbilical; ela vai desaparecer após o parto. Se você quiser modificá-la e só passar um pouco de "Liquid Paper" (engraçadinha essa né ?). Os movimentos do bebê são mais perceptíveis e mais fortes agora. Se você quer fazer um exame de ultra-som para verificar a idade gestacional e se há malformações no bebê, esse é o momento certo.
Múltiplos: Seu útero está 7 a 8 cm acima do umbigo e muito mais alto que se estivesse esperando só um bebê. É um bom momento para iniciar o curso para gestante e parto.
O PAPAI
Você pode começar a procurar os diversos tipos de cursos para a gestação e o parto e deve participar, junto com a mãe, de todas as aulas. É hora de conhecer várias maternidades e o esquema de funcionamento de cada uma. Alguns pais são relutantes enquanto outros ficam entusiasmados com os cursos para gestantes. Você deve participar ativamente e perguntar muito sobre as suas dúvidas. O mais importante é que você vai compartilhar a experiência com outros pais e vai perceber que você não é o único a sentir medo de ser pai.
de 20 a 23 semanas
"Não desanime se seu filho não segue o que você ensina, no futuro eles vão oferecer esses mesmos ensinamentos aos seus próprios filhos"
(Oscar Wilde)
[Todas as Semanas]
Nenhum comentário:
Postar um comentário