sexta-feira, 22 de julho de 2011

Clínica FGO - 21ª Semana: gravidez passo a passo


(cerca de 19 semanas após a concepção)

O BEBÊ

A fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.

Múltiplos: Os bebês estão chutando um ao outro com frequência enquanto se movem dentro do útero. A membrana que os separa é muito elástica, assim, não se preocupe com os chutes que eles trocam. Eles estão bem protegidos e as membranas não se romperão pela sua atividade.

A MAMÃE

Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos. Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável. Suas coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.

Múltiplos: A retenção de líquidos pode estar exacerbada na gravidez múltipla. Descanse, beba bastante líquido e ponha as pernas para cima ou deite-se virada para o lado esquerdo.

O PAPAI

Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre "sacal" já é uma memória e o "pesado" terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com seu médico se realmente você pode viajar.



de 20 a 23 semanas


"Deixe a alegria tomar conta de você e agarre-a quando ela quiser fugir"
(Carl Sandburg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário